Historia dos sistemas embarcados

 Embora os computadores como conhecemos tem pouco tem de existência mais se formos dá um olhar pela história vamos encontrar civilizações que já usavam objetos que otimizavam e facilitavam a vida. Em 1901 um estranho artefato de bronze datado de 100 A.C. foi encontrado no meio dos destroços de um antigo navio romano que naufragou próximo à costa da Grécia. Ele era um pouco maior que uma caixa de sapatos e aparentava ter partes móveis, mas a oxidação transformou tudo em uma peça só, o que tornou a identificação quase impossível, mas tarde descobrimos que esse é uma grade.


Peça de antigo navio romano
http://www.hardware.com.br/guias/historia-informatica/



 Em 2006 foi descoberto que ele era, na verdade, um computador mecânico, destinado a calcular o movimento dos astros e prever eclipses, cujas engrenagens competiam em sofisticação com o trabalho de relojoeiros da era moderna.

 Agora vamos falar um pouco da história dos sistemas que conhecemos hoje, nos primeiros anos dos computadores digitais na década de 1940, os computadores eram por vezes dedicados a uma única tarefa. Eram, entretanto, muito grandes para serem considerados embarcados. O conceito de controlador programável foi desenvolvido algum tempo depois.

 O primeiro sistema embarcado reconhecido foi o Apollo Guidance Computer, desenvolvido por Charles Stark Draper no MIT. O computador de guia, que operava em tempo real, era considerado o item mais arriscado do projeto Apollo. O uso de circuitos integrados monolíticos para reduzir o tamanho e peso do equipamento aumentou tal risco.

 O primeiro sistema embarcado de produção em massa foi o computador guia do míssil nuclear LGM-30 Míssil Minuteman, lançado em 1961. Ele possuía um disco rígido para a memória principal. Quando a segunda versão do míssil entrou em produção em 1966, o computador guia foi substituído por um novo, que constituiu o primeiro uso em grande volume de circuitos integrados. A tecnologia desse projeto reduziu o preço de circuitos integrados como o NAND de mil para três dólares americanos cada, permitindo seu uso em sistemas comerciais.

 Desde suas primeiras aplicações na década de 1960, os sistemas embarcados vêm reduzindo seu preço. Também tem havido um aumento no poder de processamento e funcionalidade. Em 1978 foi lançada pela National Engineering Manufacturers Association a norma para microcontroladores programáveis.

 Em meados da década de 1980, vários componentes externos foram integrados no mesmo chip do processador, o que resultou em circuitos integrados chamados microcontroladores e na difusão dos sistemas embarcados.

 Com o custo de microcontroladores menor que um dólar americano, tornou-se viável substituir componentes analógicos caros como potenciômetros e capacitores por eletrônica digital controlada por pequenos microcontroladores. No final da década de 1980, os sistemas embarcados já eram a norma ao invés da exceção em dispositivos eletrônicos.

 Agora para terminar a matéria vamos ver um video bem interessante para ficar melhor a explicação. Até a próxima semana.


https://www.youtube.com/watch?v=FvX33N1JOXY



Fontes: http://www.hardware.com.br/guias/historia-informatica/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_embarcado










Historia dos sistemas embarcados Historia dos sistemas embarcados Reviewed by Unknown on 20:23 Rating: 5

Nenhum comentário

Blogger templates